Desenvolvendo um site de sucesso

Tenho certeza de que se pararmos para analisar 10 sites iremos concluir por algum critério quais os melhores sites, mas quais os critérios iríamos usar para determinar a qualidade destes sites? Se acessarmos o site awwwards. (www.awwwards.com) veremos 4 critérios de análise de qualidade dos sites:

  • Design
  • Usabilidade
  • Criatividade
  • Conteúdo

Todos esses itens são importantes no processo de construção de um site, além disso ainda poderíamos incluir um assunto que é a responsividade de um site, que hoje já é um item obrigatório dentro do processo de construção de um site.

Como consultor de desenvolvimento de ambientes web, sejam sites ou sejam intranets, há pelo menos uns 20 anos é o que aprendi em uma das empresas de consultoria que trabalhei e que vejo muito pouco interesse ou conhecimento por parte de profissionais e empresas que não possuem uma inclinação a área comercial, que é o alinhamento do projeto com as estratégias comerciais.

Estratégias comerciais

Quase todas as empresas possuem uma relação comercial com o mercado para atingir seu público-alvo, de onde retira a sua subsistência e de se seus colaboradores. Para isso as empresas possuem suas estratégias comerciais, que são procedimentos para atingir suas metas de vendas de seus produtos ou serviços.

Quando desenvolvemos um site ele também precisa ter estratégias para alcançar seus objetivos comerciais, sejam eles quais forem, de vendas ao atendimento de reclamações, o site deve ter estratégias para atender seu público em suas necessidades.

Contudo, na maioria dos sites não conseguimos detectar as estratégias comerciais atreladas por um desenvolvimento estratégico, o que vemos ainda, em sites de pequenas empresas são vitrines que apresentam os produtos e serviços da empresa.

Em parte, temos o lado dos desenvolvedores que podem não estar preocupados com esse aspecto do desenvolvimento, mas apenas com os já citados no início da página. Por outro lado, temos os pequenos empresários que por algum motivo não se abrem para pensar em estratégias, ou não acreditam, ou não querem se preocupar com esses aspectos e acabam sendo coparticipantes de seus sites sem o sucesso que poderia ter. Custos? Cultura? Finanças? A questão é que todos esses bloqueios precisam ser quebrados nas pequenas empresas.

Alinhamento comercial

Com isso, o aspecto mais importante que consideramos acaba ficando, infelizmente, sempre de lado, o alinhamento comercial. Mas o que entendemos como sendo o alinhamento comercial?

O alinhamento comercial em um site é quando ele é desenvolvido para atender às estratégias comerciais que já existem dentro da empresa ou que serão criadas por conta de uma nova abordagem virtual. Por exemplo, se uma empresa depende, em seu processo comercial, da ação de um vendedor, dificilmente ela conseguirá vender seus produtos ou serviços através de um e-commerce tradicional.

Isso é o que já estamos vendo através da crescente utilização do WhatsApp como ferramenta de alinhamento estratégico em sites. Muitos sites utilizam os chats ou mesmo o WhatsApp para ter a intervenção humana em seu processo de vendas. Ocorre é que isso muitas vezes é inserido dentro de um site por uma questão de sentimento do proprietário, de uma vontade ou por análises tardias de erros no desenvolvimento do site que estão afetando os resultados do site.

Sucesso do site

Com isso, podemos perceber que o sucesso de um site depende diretamente do seu alinhamento comercial. Um site pode conter problemas de design, usabilidade, criatividade e até mesmo de conteúdo, mas sem um alinhamento estratégico é como entrar em um barco sem qualquer destino. Ele está no mar, mas sem rumo.

O alinhamento estratégico comercial de um site é algo muito importante. Como consultor em desenvolvimento web atuando em uma empresa que atendia a grandes empresas no Brasil, sempre fazíamos esse alinhamento, independente se era um ambiente web interno ou externo.

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