Certamente já nos deparamos com uma circunstância como essa, no mínimo parecida. Você prospectando clientes ou negociando com um possível cliente e ele descreve uma necessidade que você pode atender, mas que não necessariamente irá resolver o problema do seu cliente. Uma amiga, certa vez, me contou que precisava vender seus produtos imediatamente por questões financeiras. Ela havia investido em produtos mas não estava conseguindo desenvolver suas vendas como esperava.
Oportunidade x Sinceridade
Casos como esses nos oportunizam a gerar negócios que podem nos trazer lucratividade, mas é justou ou ético gerar negócios sem que meu cliente resolva o seu problema? Neste caso que vivi, percebi que a minha amiga havia contratado um profissional de marketing digital que vendeu a ela a ideia de implantar uma solução que gerava a ele um serviço, mas que não resolvia de forma rápida o problema dela. Mas, seria essa a melhor solução? Para ela ou para o consultor?
A oportunidade de gerar um negócio pode ser maior que chance do meu cliente de resolver o seu problema? Até onde podemos ir diante dessas “oportunidades”? Como podemos discernir o que é legal, que eu posso fazer, do que é moral, que não deveria fazer? No fim das contas, a solução implantada não está tecnicamente errada, mas, se ela não resolve o problema do meu cliente, posso implantá-la na justificativa de que é uma solução tecnicamente correta?
Sinceridade x Perder o negócio
Então, se eu for sincero posso perder o negócio? Sim! Algumas vezes iremos perder um negócio mas sempre devemos ser sinceros com os nossos clientes. Se preocupar com o bem estar do meu cliente, além de ser um ato sustentável, pois ele sempre será meu cliente, mantém a nossa consciência sempre em paz. Mesmo que a ação não gere lucro para você, gera paz. Algumas vezes o perder é ganhar, abrir mão de uma vantagem para que seu cliente seja beneficiado pode gerar muitos outros benefícios que não apenas o financeiro.
Precisamos entender que o nosso sucesso é gerado pelo sucesso do nosso cliente e não apenas pelo volume de negócios, de faturamento e de lucro que temos. Se nosso cliente tem um futuro mais estável diante dos seus desafios e para isso eu preciso perder hoje, então que possamos investir em nosso cliente deixando de lucrar com ele quando isso não gerará benefícios ao cliente.
Capacitação profissional
Algumas vezes não iremos recomendar o melhor para os nossos clientes não porque queremos ganhar e lucrar sobre o prejuízo dele, mas por falta de capacitação para enxergar a melhor solução para ele.
Flavio Manarelli
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