As estratégias são os meios conceituais e tecnológicos que usaremos para alcançar os objetivos determinados no seu propósito da Presença Digital. Então, no momento de definirmos as estratégias usaremos de recursos e planos para chegarmos nos objetivos definidos.
Com a definição de quem você é e do que quer fazer no mundo digital você deverá desenvolver planos de curto, médio e longo prazo se necessário, e avaliar quais as ferramentas utilizará para alcançar esses objetivos.
As estratégias te levarão para onde você deseja se posicionar dentro da sua Presença Digital.
O que acontece hoje em dia é que as empresas estão entrando nas redes sociais sem qualquer estratégia definida e sem qualquer objetivo definido. Isso está gerando um volume de marcas que estão simplesmente cuspindo conteúdo na internet sem qualquer benefício para os seus clientes e interessados.
Com este tipo de atitude as marcas estão se perdendo em redes sociais e gerando um desvalor para a sua marca, além de terem os gastos financeiros relativos às atividades inúteis que chamam de marketing digital, mas que não é. São modas mal copiadas e mal definidas por quem não entendeu esse novo processo de transformação digital das marcas.
Definindo estratégias digitais
Antes de tudo, objetivo e foco, em seguida plano e depois ações através dos principais recursos tecnológicos disponíveis hoje em dia. Por fim, análise e correções das ações criadas e geradas.
Você não vai acertar as estratégias certas logo no início, precisa amadurecer o processo de planejamento e execução das estratégias. Algumas poderá jogar fora, outras estratégias você irá melhorar até que você encontre as melhores estratégias para influenciar seu público.
Talvez não haja apenas uma única estratégia para o seu público, mas várias que juntas formam algo o seu plano de relacionamento e geração de negócios no mundo digital.