Por que é importante termos um site para gerarmos negócios digitais?

Alguns poucos negócios não exigem a necessidade de criação de um site, mas mesmo esses poucos negócios podem melhorar a sua relação com seus clientes ou mesmo o processo comercial da empresa quando possuem o um site.

Sites como pontos de presença digital

O que é um site?

Podemos de forma simples dizer que o site é o seu território no mundo digital, é ali que você define as regras de comunicação, de exposição dos seus produtos e serviços de acordo com a estratégia que você definir. Ao contrário das redes sociais onde você precisa seguir regras, no seu site, você faz as suas regras.

Então, ao iniciar um processo de entrada no mundo digital, principalmente se você é tem uma empresa ou uma marca, será de grande valor para a geração de negócios neste mundo virtual, a criação de um site contendo ali uma estratégia de exposição dos produtos e serviços e atração dos seus e captação dos seus potenciais clientes.

Por isso, ao planejar a criação do seu site, você precisará pensar no domínio onde ele ficará. Essa palavra domínio já nos dá uma exata convicção de que ali será a nossa casa para receber as pessoas. Um domínio é um nome seguido de uma extensão para declarar uma proposta de localização e tipo de negócio que temos.

Por exemplo, se tenho uma empresa comercial no Brasil é indicado que o meu domínio seja algo como nomedaempresa.com.br, onde a terminação “.com.br” indica que meu domínio declara uma empresa ou marca que está no Brasil, porém, não há a obrigatoriedade de se fazer desse jeito, contudo, é de boa prática fazê-lo.

Essas terminações são chamadas de categorias no órgão que registra domínios e você pode achar mais detalhes aqui no site do Registro.br e elas ajudam o usuário a entender melhor para achar seu domínio. É claro que com o crescimento dos mecanismos de buscas, encontrar uma empresa passou muito mais a depender do próprio mecanismo que do domínio, mas pessoas podem acabar digitando o nome da sua empresa com a categoria que ela entende ser a correta e acabar achando outra empresa, até mesmo um concorrente.

Por fim, para ter o site você vai precisar hospedá-lo em algum servidor (computador) oferecido por empresas especializadas neste tipo de serviço. A escolha pelo serviço deverá ser observada pois normalmente as empresas oferecem planos que agregam serviços além da hospedagem como a administração de suas contas de e-mail, que podem estar ou não dentro do valor básico oferecido pela empresa fornecedora.

A gestão de uma hospedagem deve ser realizada por profissional qualificado neste tipo de serviço, pois mudanças e implantação de plataformas para manter o site funcionando requerem conhecimentos específicos. Algumas empresas como agência ou profissionais especializados podem cobrar valores mensais ou cobrar por valores de serviços.

Esse é o meu caso, como Cetro Digital, ofereço o serviço de gestão completo do seu site, que vai desde a implantação do site até a gestão de mudanças que pode contemplar desde alterações no site até mudanças de plataformas e gestão das contas de e-mail.

Como planejar o meu site?

É comum e, ao longo das minhas experiências como profissional de tecnologia, que o proprietário do site não saiba bem o que precisa, por mais que ele diga que sabe o que quer. Por muitos anos trabalhei como consultor de grandes empresas, sempre criando ambientes virtuais internos (conhecidos como intranet) com o objetivo de melhorar a produtividade dos departamentos das empresas, utilizando esses ambientes virtuais.

Então, por muitos anos o desenvolvimento de um site era apenas uma questão de vitrine de produtos e serviços, contudo, essa abordagem não tem qualquer estratégia dentro dos processos de uma empresa. Um site não é “apenas” uma vitrine, mas deve ser visto como peça, ou parte, dos processos de uma empresa, veja bem, uma empresa que possui uma estratégia comercial presencial, de visitas de porta em porta, deve pensar o site como parte desse processo, como uma ferramenta de apoio e pensar em uma comunicação que apoie esse processo.

A empresa pode também efetuar uma mudança completa no seu processo comercial uma vez que o ambiente virtual pode gerar amplitude de alcance do seu público-alvo. Empresas que vendem seus produtos em uma cidade podem acabar ampliando para todo um país.

Por que ter o site?

O seu site, ou da sua empresa ou marca, é o local onde você determina como as informações e estratégias estarão organizadas. As redes sociais não são ambientes para se organizar as informações onde pessoas podem consultar com clareza e com riqueza de informação e detalhes.

É ali no site que você pode explicar e convencer as pessoas que estão com dúvidas sobre os seus produtos de forma mais completa e com menos interação humana.

Então, o site é importante para que suas informações possam ficar armazenadas e organizadas da melhor forma possível, ou seja, na maioria dos casos o seu site será o ponto de pouso para os seus leads, e, mais uma vez, não estou dizendo que o site é a única forma, mas, como consultor, estou dizendo que é a melhor forma de exposição das informações do seu negócio.

Blog

Famílias Educadoras

As famílias educadoras são as famílias que resolveram adotar como modelo de educação dos filhos a educação domiciliar, ou também conhecida como HomeSchooling, em inglês. Essas famílias, por algum motivo, resolveram assumir a gestão da educação dos filhos e primordialmente mudam o ambiente de ensino da escola para a casa.

Leia mais »

Em qual tempo estamos vivendo?

Esse tempo estranho está ainda em andamento e nós ainda não temos a certeza do que virá pela frente. Um golpe na humanidade foi dado com muita força e quando levamos um golpe podemos ter duas reações distintas: baixamos a cabeça e reconhecemos que precisamos mudar ou…

Leia mais »
Cetro Digital é uma marca de Mook Development Ltda!

(21) 96828-5697

Ribeirão Preto/SP

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?