Se desejamos gerar negócios dentro do mundo virtual, da internet e pelos meios de comunicação virtuais, precisamos existir dentro deste mundo e a essa existência estamos chamando aqui de Presença Digital. Ou seja, é uma forma de criar uma identidade pessoal ou corporativa, e um espaço de domínio de conteúdo, dentro do mundo virtual.
Olhando para a internet há 30 anos atrás voltamos há um período onde ela era apenas um mecanismo de buscar informações administradas por alguém. Com o avanço da tecnologia, as pessoas e empresas começaram a poder existir dentro deste mundo virtual. Para pessoas físicas, usuários, a existência delas no mundo virtual iniciou-se com pequenos cadastros em fóruns de debates e evoluiu para o que hoje conhecemos por perfil, mas comumente usado nas famosas redes sociais.
Contudo, um perfil não é a única forma de criarmos a presença digital de uma pessoa ou empresa, existem também os sites. Criados inicialmente para que as empresas pudessem mostrar seus produtos e serviços e as apresentações corporativas para outras pessoas e empresas dentro do mundo virtual da internet, o site é com certeza a melhor forma de Presença Digital para a maioria dos negócios virtuais.
Presença Digitais são os pontos de existência de uma pessoa, marca ou empresa na internet. Defina qual o melhor ou melhores pontos de existência, a necessidade de um site, Google Negócios ou de quais redes sociais participará definindo seus objetivos, comportamento e público alvo.
O que motiva a criação de uma Presença Digital?
Quando olhamos para como tudo aconteceu, não podemos identificar uma forma organizada, como objetivos definidos, mas por determinadas necessidades ou desejos. Para as pessoas, a presença digital aconteceu pelo simples desejo de estar nas redes sociais, fazendo o que, nem elas provavelmente sabiam, mas certamente o desejo de poder se expressar por meio de opiniões, de se fazer ficar conhecido, e por ai vai.
Mas, para marcas e empresas acabou sendo uma necessidade corporativa de expandir o seu relacionamento com o seu público-alvo. Vejamos, muitas empresas não planejaram a sua entreda no munfo virtual das redes sociais, mas os próprios usuários das redes a introduzirmam lá. Muitas empresas não foraam para as redes porque construiram a sua Presença Digital lá, mas por que algum usuário opinou sobre ela, reclamou ou elogiou sobre algum produto ou serviço, essa empresa, no caso, foi inserida nas redes pelos seus próprios clientes.
Então, observando os comportamentos podemos definir os propósitos de pessoas ou empresas, as redes sociais permitiram uma aproximação no relacionamento entre pessoas, entre clientes e empresa de forma global. Com isso a exposição das pessoas, marcas e empresas ficou muito maior. Se eu quero saber se uma loja tem credibilidade, posso ir nas redes sociais e procurar o que estão falando sobre ela e isso pode me ajudar a decidir se compro ou não. Da mesma forma profissionais podem expor seus serviços e estarão sujeitos às suas avaliações nas redes.
Criar e formar uma presença digital
É comum que quando pensamos na presença digital imediatamente começamos a criar perfis nas redes sociais que mais entendemos ser pertinente para o nosso caso. Facebook, Youtube, Twitter e claro, Instagram e seja lá qual for a próxima rede social, vamos entrando, criando nossos perfis e publicando conteúdos que consideramos ser relevantes. Mas o que não entendemos é que esse conteúdo será consumido pelo seu público, e o que ele quer consumir?
Mas quando se trata de uma marca ou empresa isso não deveria acontecer assim, apesar de ser o que acontece. Empresas (pequeno e médio porte) que não possuem um conhecimento ou apoio de especialistas acabam repetindo em suas empresas aquilo que aprenderam para seu perfil pessoal.
Para entender a presença digital que você vai criar para a sua marca ou empresa é necessário, além de definir os perfis e o seu propósito, entender que o próprio perfil irá se formando de acordo com as interações e necessidades do seu público-alvo.
Quando isso não acontece, praticamente sua presença digital nascerá morta ou morrerá em pouco tempo.
A formação da sua presença digital contemplará muitas mudanças ao longo do tempo de existência, isso acontece, pois, as necessidades do seu público-alvo podem mudar e provavelmente irão, mas o que não muda é quem você é no mundo virtual.
Imagina uma empresa que vende produtos físicos através de lojas espalhadas por uma cidade. Essa loja tem uma imagem perante o mercado e o seu público-alvo. Mas ela deseja expandir o relacionamento com o seu público com o objetivo de melhorar o atendimento ao cliente. Esse desejo pode ser uma característica da própria empresa ou uma necessidade por falha de atendimento detectada pela própria empresa.
Seja qual for o ponto de partida o que acontece em seguida normalmente segue o mesmo padrão. Cria-se um perfil no Facebook e uma página para a empresa, cria-se os elementos básicos de design, configuramos toda a página e colocamos à disposição dos nossos clientes, pronto, temos uma presença digital.
Mas a partir deste ponto algumas coisas podem começar a acontecer, dentre elas, NADA. Não há interação dos clientes e quando há, não há o tratamento adequado por parte da empresa para atender às demandas geradas.
Então alguns sábios do marketing começam a vender a ideia de que você precisa publicar conteúdo, mas a criação do perfil não era para atender os clientes? Há claramente uma falta de entendimento do que é uma presença digital e de que não é apenas é um perfil no Facebook.
Ter um perfil ou página no Facebook por exemplo, não determina a sua Presença Digital. Essa ação isolada de um propósito acabou te gerando um outro problema, dar atenção a mais um canal de atendimento e agora, uma falsa responsabilidade de ter que gerar conteúdo que você mesmo nem sabe o que publicar.
O que segue a partir da sua presença digital é que de acordo com o seu propósito você precisará de estratégias para alcançar os seus objetivos.